quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão atinge SP, RJ e outras regiões do País e o Paraguai

Possíveis causas

Segundo o presidente de Itaipu, Jorge Samek, que está no comando da operação, há 99% de chances da queda de energia ter sido causada por um vendaval. Segundo ele, as cinco linhas de transmissão em Furnas apagaram ao mesmo tempo, fazendo com que as turbinas de Itaipu parassem automaticamente.

Segundo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), um terço da carga de energia que circula no sistema elétrico brasileiro foi interrompida por falhas no sistema de transmissão. A energia gerada pela Hidrelétrica Itaipu Nacional não está sendo transmitida para o Brasil.

Segundo o Operador, 17 mil megawats médios estão fora do sistema. Isso representa pouco mais de 30% de 55 mil megawats médio consumidos pelos brasileiros – equivalente ao consumo de São Paulo.

ONS, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia estão reunidos para discutir um esquema de emergência para reestabelecer a energia no País, segundo Antônio Carlos de Barros Mello, assessor especial do ministro Lobão.

É a primeira vez na história que Itaipu, responsável por 20% da energia no País, ficou totalmente inoperante, segundo Jorge Samek.

Problema de transmissão

Segundo o presidente de Itaipu, Jorge Samek, não há problema de geração de energia e sim de transmissão. Furnas é responsável pelo sistema de transmissão. Ainda segundo ele, quando isso acontece, um sistema de segurança é acionado para que a usina não gere energia sem transmitir. É o que se chama de "rodar no vazio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.