sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ELEIÇÕES 2010 - Seis municípios do RN terão novo sistema

Oeste - A Justiça Eleitoral Brasileira continua trabalhando para garantir que as eleições no país sejam cada vez mais seguras. Para isso, começou, na terça-feira, 3, o recadastramento de eleitores em duas cidades brasileiras para testar o novo sistema que irá identificar o eleitor por meio das digitais, a chamada identificação biométrica.
Os municípios de Cabedelo (PB) e Canoas (RS) serão os próximos. Até março do ano que vem, 1.033.057 de eleitores em 43 cidades passarão pelo recadastramento biométrico, sendo seis no Rio Grande do Norte, com início do recadastramento previsto para o início de dezembro.
A identificação dos eleitores pelas impressões digitais chega como aliada do sistema eletrônico de votação, que garante a segurança do voto desde a sua implantação, a partir de 1996.
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência.
O sistema de identificação por meio das impressões digitais foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008, como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Em junho deste ano, os eleitores de Armação de Búzios (RJ) também foram recadastrados por meio da biometria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.